quarta-feira, 9 de abril de 2008

Alcoolismo


O alcoolismo é definido como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas a ponto de este comportamento interferir com a vida pessoal, familiar, social e profissional da pessoa.

Do alcoolismo podem resultar condições que potenciam o aparecimento de doenças psicológicas e fisiológicas como por exemplo: obesidade, tromboses e muitas outras que por vezes podem conduzir à morte.

Este é, também, um dos problemas mundiais de uso de drogas que mais traz custos aos estados. Com excepção do tabagismo, o alcoolismo para os países do que todos os problemas de consumo de drogas combinadas.

Apesar do abuso do alcoolismo ser um pré-requisito para o que é definido como o alcoolismo, o mecanismo biológico do alcoolismo ainda é incerto. Para as maiorias das pessoas, o consumo de álcool gera pouco ou nenhum risco de se tornar um vício.

O tratamento do alcoolismo é complexo dependente de estado do paciente.





O que é o alcoolismo!

O alcoolismo não é uma fraqueza de carácter, nem um vicio, mas sim uma doença.

o alcoolismo é caracterizado por uma dependência do álcool (etanol), do ponto de vista físico e psicológico.

O individuo dependente perdeu a liberdade de se abster no consumo de bebidas alcoólicas. Não conseguindo controlar o seu consumo: a necessidade de beber ocupa os seus pensamentos modificando o seu comportamento.

Considera-se que se trata de uma doença complexa, em que as causas são múltiplas:

No individuo do plano bio logico,genético e psicológico;

No meio circundante: a nível social e a nível cultural.

A dependência do álcool conduz a uma necessidade física de beber, provocada pela falta de alcool. A isto vem juntar-se a necessidade de consumir: o individuo dependente tem a ideia de não conseguir viver sem álcool.






















Sem comentários: